Notícias

Recursos Humanos são um Custo ou um Investimento?
A necessidade de investimento em Recursos Humanos tem sido um tema muito discutido no universo empresarial. Se por um lado, muitas empresas têm adotado uma postura de valorização do capital humano, adotando medidas de formação, de ajudas de custo, campanhas de endomarketing, entre outras. Por outro lado, a grande maioria não considera o tema relevante e não faz planos de apostar no desenvolvimento dos colaboradores. Como tal, o que pesa mais na balança dos recursos humanos: o custo ou o investimento?
A diferença está na maneira como gerimos os nossos recursos humanos, se for implementada uma estratégia coerente podemos obter retorno, caso contrário será simplesmente um custo fixo.
De facto, dar um sentido estratégico ao departamento de recursos humanos é cada vez mais importante para o crescimento de qualquer negócio. Para que as empresas cresçam é necessário que os colaboradores estejam preparados para ter mais protagonismo e autonomia, assumindo mais responsabilidades e tendo mais poder de decisão. Nesta mesma linha vale sublinhar que para alcançar o sucesso é necessário atrair novos profissionais qualificados, remunerar corretamente e de forma a estimular o melhor desempenho dos mesmos. A maneira como administra a relação e o desenvolvimento das pessoas é o fator crucial que pode transformar o custo dos recursos humanos, num investimento com retorno efetivo.